segunda-feira, 20 de junho de 2011

Documentário da história do Foo Fighters



Em sessão para imprensa, a distribuidora Mobz veiculou “Foo Fighters - Back And Forth”, um documentário que passa por todos os momentos marcantes da banda, desde seu início em 1995 até a gravação do mais recente álbum de estúdio, “Wasting Light”.

É bem interessante assistir ao filme, no qual o papel de protagonista ficou para Dave Grohl que narra toda sua trajetória desde a morte de Kurt Cobain e o fim do Nirvana e não só relata os acontecimentos, mas também passa aos telespectadores as emoções e sentimentos correspondentes a cada época, a cada sucesso e cada fracasso que viveu com o Foo Fighters: essa querida banda de rock que nasceu de uma fita cassete gravada por Grohl, com músicas que havia composto há tempos e não tinha coragem de mostra-las.

Depois do trágico fim do Nirvana, Dave precisou superar todo o preconceito, por ser baterista de uma banda tão significativa no rock e “de repente” querer se tornar um ‘frontman’. O músico foi em frente e recrutou seus novos parceiros de banda para que pudesse compor, cantar e tocar guitarra.

Eis que o filme revive toda a batalha da banda: a gravação do primeiro disco, a primeira tour, as várias saídas de integrantes e suas substituições. Os primeiros sucessos, os videoclipes. Quem acompanha a banda desde o comecinho, como eu, revive também essa história contada por seus personagens e bate um saudosismo e uma certa emoção ao lembrar da nossa visão disso tudo na época.

Quem não viveu, passa a conhecer isso tudo através de depoimentos de todos os membros da banda: Dave Grohl (vocal e guitarra), Taylor Hawkins (bateria), Nate Mendel (baixo), Chris Shiflett (guitarra) e Pat Smear (guitarra), além dos ex-integrantes William Goldsmith (bateria) e Franz Stahl (guitarra). Histórias de bastidores, fotos, filmagens caseiras. Tudo isso compõe o documentário dirigido por James Moll e produzido por ele mesmo em parceria com Nigel Sinclair.

Pontos tensos na banda não passam batidos, como a internação do baterista Taylor Hawkins, uma desmotivação geral no grupo e o envolvimento de Dave em seu projeto paralelo, Queens Of The Stone Age. Outro destaque é para as sessões de gravação do álbum “Wasting Light”, feito inteiro na garagem da casa de Grohl e gravado em fitas. Sim, rolos de fitas! Nesta ocasião, a banda se mostra como uma grande família, especialmente com a volta de Pat Smear e a participação de Krist Novoselic - baixista do Nirvana - em uma canção do disco.

Ao fim do documentário, vimos uma apresentação ao vivo do Foo Fighters em 3D, gravada exclusivamente para o lançamento de “Back And Forth”, na qual a banda toca o disco “Wasting Light” na íntegra. Vale a pena conferir o prato da bateria de Taylor bem na sua cara e o Dave bem ali, cantando na sua frente, apontando para você e por vezes quase saindo da tela, vindo em sua direção. Esse é o barato do efeito 3D.

O lançamento do filme para o público será nos dias 24 e 25 deste mês e o circuito de exibição está confirmado nas seguintes cidades: Rio de Janeiro, São Paulo, Campinas (SP), Santos (SP), São José dos Campos (SP), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR), Maringá (PR), Florianópolis (SC), Brasília (DF), Goiânia (GO), Fortaleza (CE), Recife (PE), Salvador (BA), Vitória (ES) e São Luiz (MA). Os ingressos já estão à venda nos sites e bilheterias dos cinemas.

No site oficial do filme, você encontra as salas que exibirão “Foo Fighters - Back And Forth”: www.foofightersfilm.com

By Território da Música

Assista ao trailer do documentário abaixo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário